Novembro Azul, Movember, No-Shave: Saúde masculina em foco

O Outubro Rosa é um movimento que visa informar e estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Neste mês de Novembro o foco se volta para a conscientização de doenças masculinas. A ênfase é na prevenção, conscientização e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem como objetivo orientar sobre o câncer de próstata e alertar o homem sobre a importância de cuidar de sua saúde.

Agora o movimento pretender conseguir essa conscientização pelo movimento de Novembro a Novembro Azul. Este movimento procura falar sobre as doenças que mais afetam os homens desde a infância à terceira idade.

Movember

Em muitos países esse movimento em Novembro é conhecido como Movember – junção da palavra Moustache (bigode) + November (Novembro). Esse movimento estimula os homens a deixar seus bigodes crescerem e assim serviram para lembrar a todos do significado deste mês para a saúde masculina.

O Movembre surgiu em 2003 e tem o intuito de promover à conscientização e juntar fundos e doações para conscientização, diagnóstico, tratamento e pesquisa de assuntos relacionados principalmente ao Câncer de Próstata, Câncer de Testículo e também falar sobre saúde mental masculina.

No-Shave

Outro movimento que que surge pelo mundo esse mês é o No-Shave. Este surgiu um pouco depois (2009) e também tem o intuito de que os homens possam usar suas barbas como símbolo da conscientização, porém nesse caso eles são mais liberais. É possível deixar a barba crescer como quiser, não precisa ser necessariamente o bigode.

Competição para a conscientização da saúde masculina

Tanto o Movembre quando o No-Shave promovem um campeonato de barbas e bigodes com regras e jurados para selecionar os melhores e promover mais o assunto.

Independentemente do movimento e do país, Novembro é um mês de lembrar aos homens a importância de cuidar da saúde e procurar orientação para essas doenças silenciosas e mortais.

Sintomas do Câncer de Próstata

Segundo o INCA “Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Esses sintomas podem ser: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.” Ou seja, o exame é essencial para o diagnóstico precoce.

Os homens vivem em média 6 anos menos que as mulheres (1), então apoie essa causa. Cuide da sua saúde, procure informação, vá ao médico, doe, deixe o bigode/barba crescer, converse sobre isso. Vamos juntos promover saúde.

1 – https://ex.movember.com

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer