Razor Part. Os cortes masculinos mais pedidos na atualidade. By Acram Barber

Razor Part, este é o corte destacado hoje pelo nosso amigo e professor Acram.

Como sempre vale muito a leitura.

Para explicar melhor como é este corte vou começar pela sua tradução do inglês, Razor Part significa parte de lâmina, onde Razor é lâmina de barbear e Part significa parte, pode se entender como PARTIDO COM A NAVALHA, onde faz mais sentido, visto que é essa a intenção do corte.

Portanto o Razor Part nada mais é do que aquela divisão feita no cabelo com a navalha, ou seja, aquele famoso risco que a molecada normalmente pede.

Direto dos anos 30

Na verdade é mais um acabamento do que um corte propriamente dito, o Razor Part é um detalhe que vem casado normalmente com o Fade ou o Undercut, isso vem lá dos anos 30 em diante com Clark Gable um dos atores mais renomados de Hollywood e até hoje é tendência e é muito pedido nas barbearias.

O Razor Part pode fazer parte do Undercut, por exemplo, onde é feito o risco junto ao cabelo para aparecer mais em evidencia a divisão. Pode ser feito também com o Fade para demarcar o inicio e o fim do sombreado, e pode ser feito no corte tradicional só para dar um brilho na divisão do cabelo, principalmente para quem gosta de usar o cabelo para o mesmo lado bem dividido.

O Razor Part traz uma vertente artística que vem do Free Style que são aqueles desenhos feitos em formato de rosto, desenho animado, ou apenas linhas e curvas, mas no caso do Razor Part é apenas um acabamento sofisticado para dar um gostinho ao cliente, principalmente aos mais jovens.

Muitos destes gostam de inventar, pedem pra fazer dois riscos paralelos, outros pedem para fazer mais curvado entrando na franja, ou ainda pedem aquele risco que vai da franja e faz todo o contorno lateral da cabeça e acaba quase na nuca, tudo conforme a criatividade dos clientes, barbeiros ou da moda trazida normalmente dos campos de futebol.

Um corte de arte

Então este não é um corte muito técnico, posto que o que vale é a questão artística do barbeiro e o gosto do cliente, porém neste caso faço uma ressalva ao profissional, sempre devemos fazer o Razor Part bem fininho, ou o mais fino que der, pois os fios de cabelo tem um espaçamento maior entre eles e às vezes uma bobeada faz com que e o risco vire uma catástrofe e estrague todo o corte.

Não é raro ver nas ruas aquelas linhas grossas e tortas, portanto cuidem bem para que a linha fique bem desenhada, seja bem reta ou curvada, mas que fique proporcional e principalmente harmônica, lembrando sempre que é apenas um detalhe do corte e não a peça principal, devendo o Razor Part ficar sutil, bonito e bem desenhado.

Outra dica importante é evitar fazer o risco com a máquina de acabamento primeiro, pois a máquina não tem a precisão que a lâmina de barbear tem, evitando que o Razor Part fique muito largo.

Então quando você for ao seu profissional não deixe de levar as dicas para ele, inclusive compartilhando estas curiosidades!!!

Até a próxima!! Abraços!!

Obrigado – Professor Acram Barber.

Leia sobre outros cortes aqui.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer