Por que o cabelo e a barba podem ficar longos e os pelos do corpo não?

Sabemos que os pelos do corpo possuem diferenças, porém qual o motivo para que os pelos do cabelo e da barba possam ficar longos e os pelos do corpo não?

ESTRUTURA DO PELO

No nosso corpo existem estruturas chamadas folículos pilosos. Cada um desses folículos é responsável por dar origem a um pelo/cabelo. Dentro do folículo novas células são formadas e conforme isso acontece as células mais antigas são empurradas para cima sem se desprenderem e é por isso que o cabelo/pelo cresce.

Após um certo período de tempo, essas células param de se multiplicar e entram em uma fase de descanso. Depois de algum tempo sem crescer o pelo então se desprende e cai e o cíclo se inicia novamente. No nosso corpo isso acontece o tempo todo e em períodos distintos. Sempre temos alguns pelos em fase de crescimento, enquanto outros estão na fase do descando e outros em fase de queda.

Ciclo capilar mostrando 3 fases
Ciclo Capilar: 3 fases do pelo – cabelo e barba.

FASES DO PELO

Os pelos do corpo são programados para mudar de fase mais rapidamente. Devido a essas fases mais curtas os pelos do corpo não conseguem ficar longos demais. Os pelos da perna, por exemplo completam esse ciclo em um período médio de 2 meses.

Os fios de cabelos, entretanto, estão programados para que a fase de crescimento seja bastante longa (de 2 a 7 anos) e a fase de descanso de 2 a 4 meses. Os fios do cabelo e da barba podem crescer por anos até cair. Isso é um processo normal e contínuo, por isso é normal ter fios de cabelo caindo diariamente. O mesmo se aplica aos pelos da barba.

Em alguns animais as fases de crescimento, descanso e queda do pelo são sincronizadas e é por isso que eles trocam de pelo em determinadas épocas do ano.

Tem alguma pergunta? Manda para nós? Temos uma equipe pronta a ajudar :).

Quer saber mais sobre os fatores que influenciam na queda de cabelos e pelos? Acesse aqui.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer