Fio dental: Você está usando da maneira correta?

Passar fio dental diariamente: normalmente aquela promessa que fazemos ao dentista mas que nem sempre é cumprida.

E mesmo que você seja um usuário assíduo do fio dental, será que está fazendo da forma certa?

O método usado para passar o fio dental é crucial para a retirada do tártaro que se acumula entre os dentes e perto da gengiva. Então vamos ensinar qual o melhor método, segundo a American Dental Association:

Melhor método segundo a American Dental Association para usar o fio dental:

– Pegue uns 50 cm de fio dental e enrole ao redor dos seus dedos médios.

– Segure o fio com os seus dedos indicadores e seus polegares, como uma pinça, para que você consiga movimentar o fio com precisão.

– Coloque o fio entre seus dentes e passe para cima e para baixo. É importante que o fio dental também seja utilizado de forma correta entre seu dente e a gengiva. Essa é a chave para uma limpeza eficaz.

– Passe o fio pra cima e para baixo algumas vezes aplicando a pressão sempre contra o dente e não contra a gengiva. Aquele método de ir e voltar com o fio para dentro e para fora da boca como se estivesse usando um serrote não é tão eficaz. Prefira este.

– Repita o processo no outro lado da gengiva e no restante dos dentes.

Para entender melhor, veja o vídeo com ilustração. ; )

Ainda é uma discussão se é melhor passar o fio dental antes ou depois da escovação, por isso faça como preferir.

Curiosidades sobre o tártaro:

– O tártaro é uma formação mineral e os pequenos acúmulos que dão origem à placa voltam rapidamente. Devido a essa velocidade de formação é importante usar o fio a cada 24 horas. Por isso os dentistas reforçam sempre sobre a importância do uso diário do fio dental.

– O tártaro é uma formação amarelada e porosa por isso ele potencializa o escurecimento dos dentes de quem fuma ou toma café.

– Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é nada normal a gengiva sangrar quando usa o fio dental. Este é um sinal de inflamação. A dica dos especialistas para resolver este problema é melhorar a higiene bucal. Para isso deve-se escovar os dentes da maneira certa e usar o fio dental mais constantemente e mais delicadamente. Caso mesmo assim não melhore vá a um dentista para ele fazer uma limpeza e verificar se não pode ser algum outro problema. Até mesmo o stresse pode afetar a gengiva e causar sangramento.

– Seu dentista não é o único profissional que ficará feliz se você limpar seus dentes corretamente. Uma higiene bucal mal feita pode causar doenças coronárias e até mesmo um infarto, por isso seu cardiologista também gosta que a limpeza dos seus dentes seja boa.

– Uma boa escova e pasta dental são aliados ao combate à placa. Prefira escova com cerdas macias ou extra macias e creme dental de qualidade. Há excelentes produtos no mercado que possuem mais cerdas e creme dental específico para evitar formação de tártaro, inclusive que clareiam de forma eficaz e segura.

Então para deixar seu hálito fresco por mais tempo, seus dentes bonitos, livres de tártaro e sua boca mais saudável. Invista em sua boca.

E aí, já estava fazendo isso do jeito certo?

Quer saber agora como escovar os dentes da maneira correta? Veja aqui.

Fonte do Vídeo: Business Insider .

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer