Melhores dicas para cuidar de sua tatuagem

A tatuagem é uma ótima maneira de expressar seu estilo, sentimentos, ideias, eternizar pessoas ou momentos e pra ter esse a arte sempre em destaque em você é preciso tomar alguns cuidados.

A atenção com a sua tattoo é extremamente importante para evitar problemas em sua pele e também para mantê-las sempre bonitas.

Neste post a CHESS buscou informações sobre tatuagem e compilou para você. São ótimas dicas para manter sua pele cuidada e a sua tattoo ainda mais bonita.

LIMPEZA E CUIDADOS INICIAIS COM SUAS TATUAGENS

1 Ouça seu tatuador.

Se você fez a lição de casa e escolheu um bom artista de tatuagem, ele(a) fornecerá instruções detalhadas sobre como cuidar de sua nova tatuagem. Você deve seguir esse cuidado.

  • Todo artista terá uma opinião ligeiramente diferente sobre a melhor maneira de cuidar de uma nova tatuagem, mas não se preocupe, os artistas mais respeitáveis tiveram anos de experiência em cuidar de novas tatuagens, então seus métodos foram testados muitas vezes.
  • Pense que este serviço tem uma garantia. Se você não seguir as instruções do artista, você pode anular a garantia, e ele(a) não lhe dará retoques gratuitos caso seja necessário.
  • Lembre-se: os tatuadores querem que sua obra de arte cure bem e que tenha uma aparência ótima, é o cartão de visita dele, certamente não lhe dará conselhos errados.

As informações a seguir podem variar um pouco do que seu artista lhe diz, mas deve servir como uma boa orientação.

2- Deixe a cobertura por 2-6 horas.

Uma vez terminada, o artista irá limpar a área, aplicar uma pomada antibacteriana e cobrir com uma bandagem ou algum curativo.

Uma vez que você saiu do estúdio, resista à tentação de abrir esta cobertura.

O curativo está lá para proteger sua tatuagem de bactérias que podem penetrar através da sua pele recém-tatuada.

Importante. A bandagem deve ser deixada por no mínimo duas horas antes de removê-la.

Os curativos absorventes e não aderentes para feridas são o tipo de bandagem mais comum usado pelos tatuadores. Estes são muito eficazes porque protegem suficientemente a sua pele de bactérias e movimentos fortes.

Existem muitos artistas de tatuagens que acreditam que os filmes de PVC, utilizados para embrulhar alimentos, são ideais para este curativo inicial, já outros pensam bem contrário.

Os defensores do filme plástico acreditam que é a melhor maneira de proteger a tatuagem, pois é fácil de aplicar e de remover pois não aderirem à pele.

Ele também forma um escudo eficaz que bloqueia qualquer bactéria de se aproximar da tatuagem.

Aqueles que se opõem ao filme de plástico argumentam que acaba evitando que o oxigênio chegue à sua pele, algo essencial para que inicie o processo de cicatrização.

Ele também acaba ficando úmido e aumenta a temperatura da pele.

Seja qual for o tipo de cobertura que seu artista de tatuagem use, não deixe de seguir seus conselhos cuidadosamente.

Ambos os tipos de curativos foram usados ​​com sucesso antes. Lembre-se de que o filme de plástico precisará ser trocado, e a tatuagem deverá ser limpa com mais frequência do que com outras bandagens para evitar a acumulação de bactérias.

MEN CHESS. Ótimos produtos para cuidar de sua tattoo.

3- Remova com cuidado a bandagem.

Existe muita divergência também com relação ao tempo que uma bandagem deve ser deixada antes de ser removida.

A maioria dos artistas concorda que você deve manter sua tatuagem coberta por um mínimo 2 horas, mas a quantidade máxima recomendada de tempo varia entre 4 e 6 horas.

As tatuagens cobertas de plástico PVC são a exceção. A embalagem plástica nunca deve ser deixada por mais de duas horas.

  • Na realidade, o tempo variará de acordo com o tipo de material usadi para proteger a pele, o tamanho e área da sua tatuagem, pois deve variar o risco de contaminação e a quantidade de movimentação da região do corpo.
  • Na maioria dos casos, é melhor seguir os conselhos de seu artista, mas comunique-o caso julgue necessário.
  • Para remover o curativo o ideal é mergulhar em água morna para evitar que ele fique em sua pele. Ele deve sair facilmente quando molhado.

4 – Lave suavemente a tatuagem.

A maioria dos artistas recomenda água morna e sabão antibacteriano ou antimicrobiano suave, sem perfume.

Use suas mãos para esfregar a tatuagem suavemente, removendo todos os vestígios de sangue, plasma ou tinta vazada.

  • Não use toalha de banho, ou outra toalha qualquer para secar sua tatuagem, além de também não usar esponja ou outro utensílio, pois ali podem abrigar bactérias.
  • Não deixe a tatuagem diretamente de baixo da água. Lave-a indiretamente, espirrando a água sobre a tatuagem com as mãos.O fluxo de água corrente pode ser muito agressivo com sua nova tatuagem.

Se a sua nova tatuagem estiver cobrindo uma grande área da pele, pode ser mais fácil lava-la no chuveiro.

5- Seque sua tatuagem com uma folha de papel leve e macia.

Uma vez que você tenha lavado a tatuagem completamente, você deve secar suavemente. Não esfregue a tatuagem, pois isso pode causar irritação.

Uma vez que o excesso de umidade tiver sido removido, você deve deixar a tatuagem descoberta por 20 minutos a 1 hora. Isso permitirá que a tatuagem respire e o excesso de umidade seja evaporado.

6- Aplique uma pomada antibacteriana, não perfumada e à base de água.

Quando a sua tatuagem estiver completamente seca, a pele começará a se sentir “apertada”, aplique uma pequena quantidade da pomada.

Certifique-se de aplicar apenas uma camada muito fina e esfregue suavemente até que seja absorvida pela pele.

É muito importante que você não aplique muita pomada, ou então você sufocará a tatuagem e estimulará o crescimento de bactérias.

  • Você deve continuar aplicando a pomada, depois de lavar a tatuagem, por pelo menos 2 vezes ao dia e por 3 a 5 dias ou até que a tatuagem comece a descascar.

Logo após este efeito, você pode mudar para um creme normal, sem fragrância.

  • Não use lanolina ou produtos à base de petróleo, como a vaselina, pois esses ativos são muito pesados ​​e podem entupir os poros, causando problemas na tatuagem.Eles também acabam fazendo com a tinta da tatuagem seja expelida da pele mais facilmente, fazendo com que a cor da tatuagem saia antes mesmo de ser completamente curada.
  • Existem alguns excelentes produtos especializados no mercado para ajudar na cicatrização de tatuagens.
Conheça a Pomada Aftercare Mboah – 200ml no SHOP da CHESS – Excelente para aplicação pós tatuar.

7- Continue a lavar e hidratar a sua tatuagem por no mínimo 2 vezes por dia até as casquinhas desapareçam.

Você deve continuar a lavar sua tatuagem com sabão antibacteriano e água morna até que esteja completamente cicatrizada. Isso pode levar de 3 a 6 semanas, dependendo do tamanho e da localização da tatuagem.

Você deve lavar a tatuagem aproximadamente 3 vezes ao dia. Você deve lavar com mais frequência se a tatuagem tiver sido feita em áreas que estejam mais expostas aos germes como mão, pulso e pé.

  • Depois de aplicar uma pomada antibacteriana especial durante os primeiros 3 a 5 dias, você pode mudar para a loção regular após cada lavagem.

A maioria dos tatuadores recomendarão que você evite usar loções que são perfumadas, coloridas ou que contenham glitter para evitar irritação e alergia.

Lembre-se apenas de aplicar uma camada leve de loção, uma vez que o excesso de hidratação pode afetar negativamente a tatuagem.

  • A cicatrização inicial da tatuagem levará até 2 semanas. Durante este tempo, você pode esperar que a tatuagem comece a coçar e a descascar, de forma semelhante a queimadura solar.
    Alguma casca colorida pode cair quando a tatuagem descascar, mas isso é totalmente normal.
  • Após alguns dias sua tatuagem ficará “vidrada” e se sentirá apertada. Também pode ter manchas turvas ou brancas de pele que você será tentado a coçar, mas tente resistir.
    Isto é referido como “pele de cebola” e cairá por si só dentro de algumas semanas.

Se você tomou o cuidado adequado de sua nova tatuagem, você pode esperar que sua tatuagem cicatrize em cerca de 4 a 6 semanas.

O QUE EVITAR PARA QUE SUAS TATUAGENS FIQUEM EXCELENTES

1 – Não arranhe sua tatuagem.

Enquanto cura, sua tatuagem começará escamar. Isso é normal, e as “casquinhas” devem secar e cair sozinhas.

Não tente ajudar o processo, isso pode fazer com que a pele seca saia prematuramente, deixando buracos ou manchas claras em sua tatuagem.

  • Se suas mãos ou unhas não estiverem bem limpas, você pode fazer com que a tatuagem seja infectada. Você sempre deve lavar as mãos com sabão antibacteriano antes de tocar sua tatuagem.Você nunca deve permitir que mais ninguém toque-a enquanto ela estiver em processo de cicatrização.
  • A pele seca ou descascada pode trazer muita coceira, mas arranhar sua tatuagem também pode causar grandes problemas.Você pode aliviar a coceira batendo levemente na tatuagem com a palma da mão ou esfregando uma quantidade pequena de algum creme ou loção.

Continue usando hidratante para combater a coceira se for um problema.

2- Evite mergulhar a tatuagem.

Até que sua tatuagem seja completamente cicatrizada, você deve evitar nadar em piscina, no mar ou mergulhar na banheira.

Há duas razões para isso: em primeiro lugar, expor sua tatuagem a muita água pode extrair tinta da sua pele e danificar a aparência das tatuagens; em segundo lugar a água da piscina, mar e a banheira podem conter sujeira, bactérias, produtos químicos e outras impurezas que podem fazer com que sua tatuagem seja infectada.

  • Será completamente seguro retomar essas atividades uma vez que sua tatuagem esteja cicatrizada, mas, por enquanto, você deve apenas molhar na pia ou no chuveiro.
  • Tome banhos curtos, de 5-6 minutos no máximo.
  • Depois disso, você ainda precisará proteger sua tatuagem usando um protetor solar de no mínimo fator 30 ou cremes específicos para tatuagem.Isso evitará que sua tatuagem desbote com o sol e manterá as cores intensas por mais tempo.

No shop da CHESS você encontra uma completa linha de protetores solares. Confira!

3- Não exponha sua nova tatuagem à luz solar direta.

A luz solar é o pior inimigo das novas tatuagens. Os raios fortes do sol podem fazer com que as cores da tatuagem desbotem.

Por esse motivo é melhor manter a sua tatuagem coberta e longe do sol por pelo menos 3 – 4 semanas, até que a cicatrização inicial esteja completa.

  • Depois disso, você ainda precisará proteger sua tatuagem usando um protetor solar ou creme específico, como já informado. Isso manterá as cores intensas por mais tempo.

4 – Evite roupas justas.

Evite usar roupas apertadas ou restritivas de movimento na área que foi feita sua nova tatuagem, especialmente no início.

À medida que sua tatuagem cura, ele irá soltar plasma e excesso de tinta, o que pode fazer com que a roupa fique grudada a tatuagem. Será então doloroso para remover a roupa e assim arranhar sua tatuagem.

  • Se a sua roupa grudar na sua tatuagem, não puxe! Primeiro molhe a área com água para que seja removido sem danificar sua tatuagem.
  • Além disso, roupas apertadas evitarão o oxigênio suficiente de sua tatuagem e o oxigênio é essencial para o processo de cicatrização.
  • Procure vestir roupa limpa e solta, dia e noite, enquanto sua tatuagem é curativa.

5- Evite academia.

As tatuagens que cobrem grandes áreas de superfície ou perto das articulações (como cotovelos e joelhos) podem demorar mais para cicatrizar.

Se a pele for forçada a se movimentar demais durante exercícios intensos ou outras atividades físicas, o movimento fará com que a pele trabalhe e fique irritada, prolongando o processo de cicatrização das tatuagens.

Por este motivo, você deve evitar exercícios desnecessários por pelo menos alguns dias depois de ter uma nova tatuagem.

  • Se você está praticando alguma arte marcial ou luta de autodefesa como karatê, kickboxing, MMA, você deve avisar seus colegas para que eles possam evitar bater em você no lugar da tatuagem.
  • Se você trabalha em um algo que envolve atividade física, como construção ou dança, você pode considerar fazer sua nova tatuagem na sexta-feira, então terá ao menos uns dias a mais antes de voltar ao trabalho.

6- Evite o inchaço.

O inchaço pode ocorrer com tatuagens novas, se isso acontecer, você pode reduzir o inchaço aplicando gelo indiretamente na área inchada e levantando seus pés e pernas para melhorar a circulação.

7 – Cuide de suas tatuagens

Após a completa cicatrização, utilize produtos hidratantes e específicos para que sua tatuagem esteja sempre bonita e com cores vivas.

A tendência é a coloração desbotar com o tempo, por isso utilizar produtos hidratantes e antioxidantes garantirão que fique viva por mais tempo.

Na shop da CHESS você encontra uma completa linha para cuidado de suas tattoos, click aqui e confere!

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer