Barber’s Pole: A história sangrenta do símbolo das barbearias

O Barber’s Pole, ou traduzindo “poste de barbeiro”, está longe de ser um objeto qualquer. Há uma história bastante sangrenta por trás do símbolo das barbearias.

 

Barber’s Pole em um Barber Shop

 

Hoje utilizado em muitas barbearias e Barber Shops, o Barber’s Pole tem uma história antiga e remete às épocas medievais onde os barbeiros executavam, além de corte de cabelo e barba, muitas outras tarefas.

Além disso a barba e os cabelos eram cortados como forma de se livrar dos demônios, já que os pelos eram considerados a porta de entrada para algumas entidades do mal. Por ai já é possível perceber que os barbeiros possuíam qualificações bem diferentes.

CURRICULUM VITAE DOS BARBEIROS

Dentre as outras atividades dos barbeiros temos: sangrias, extrações de dentes, algumas cirurgias menores. A trepanação, que consiste em utilizar uma broca para abertura de um buraco no crânio para libertar as “forças do mal” também estava na lista.

Vejam quantas qualificações e quanta praticidade em um só lugar.

NOÇÕES DE MARKETING

Depois da atividade realizada, os barbeiros penduravam os objetos utilizados na frente da loja para secar e divulgar os serviços. Portanto as ataduras com sangue e as tigelas ficavam pendurados nos postes ou “poles“.

Barber’s Pole surgiu depois para representar tudo isso em um objeto. As 2 partes de latão, em cima em baixo, representam as tigelas que eram usadas para guardar as sanguessugas ou recolher o sangue e as listras em vermelho e branco representavam as ataduras pós-procedimento.

 

As listras inclinadas também dão o efeito de sangue correndo, causando assim uma pequena ilusão de ótica bem representativa:

Barber's Pole com motor elétrico mostra dando efeito e movimento ao símbolo
Barber’s Pole com motor elétrico

E o azul? Bom, alguns acreditam que o azul foi incluído posteriormente para representar o sangue venoso. Outros acreditam que foram os americanos que incluíram para dar um ‘’jeitão’’ mais americano mesmo.

De qualquer forma nós alertamos, hoje em dia não adianta procurar uma barbearia com o Barber’s Pole pedindo para dar uma ajudinha com aquele dente que está incomodando.

Pede um corte de cabelo que é melhor 😉

Quer ver as tendências de cortes de cabelo e barba? Acesse aqui.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer