Barba. Seu guia definitivo para crescer e manter sua barba

Então você decidiu deixar sua barba crescer. Boa escolha. Se tudo der certo logo você estará com a barba do Greg Berzinsky. Por isso te daremos algumas dicas sobre como fazer a barba crescer, quais produtos você poderá usar e algumas ideias de estilo. Enfim, tudo para você ter uma barba de respeito.

Uma ótima inspiração para cuidar de sua barba, não? Greg Berzinski.

Deixar a barba crescer não é pra qualquer um, mas nós da MEN CHESS acreditamos que com algumas dicas tudo ficará mais fácil. Essas dicas servirão para qualquer um. Servirá para como um guia para crescer quase todo modelo de barba, seja ela uma barba estilo lenhador, bigode, cavanhaque, fullbear, ducktale, old dutch, hipster, low custer e entre outros.

# SEMANA 1 – Deixe acontecer

Se você está acostumado a se barbear regularmente, se contenha. Na primeira semana nossa dica é mais sobre o que você não deve fazer do que dicas sobre o que você deve fazer. Ou seja: a principal dica é: deixe o aparelho de barbear de lado e não se barbeie. Simples.

Se você é daquele que se barbeia todo dia vai parecer estranho, você vai se olhar no espelho e sentir vontade de resolver isso, mas resista. Faz parte do processo. Os primeiros 5 dias são provavelmente os mais difíceis, mas vão passar. Foque no resultado!

Nestes dias você provavelmente sentirá sua barba coçar um pouco. Resista também. Coçar só poderá te trazer mais incomodo, pelos encravados, vermelhidão e até alguma infecção se você cocar com as mãos sujas, por exemplo.

Nesta etapa você poderá usar algum tônico, creme ou hidratante para a pele do rosto. Isso te ajudará a se livrar um pouco do incomodo e ainda ficar com a pele com aparência de mais saudável.

Livre-se dos pelos encravados

É bastante interessante também você se livrar dos pelos encravados que poderão surgir. Usar um esfoliante para o rosto é muito indicado. O esfoliante irá ajudar a tirar as células mortas, massagear o rosto e ajudar os pelos a crescerem da forma correta ao invés de se curvarem e crescerem para dentro, causando assim uma inflamação.

Com a esfoliação no rosto você ainda estará se livrando de alguns cravos e sua pele ficará com aparência melhor. É importante você fazer esfoliação no seu pescoço. Essa é uma área de contato com roupas e o atrito pode fazer com que haja mais pelos encravados e inflamações.

Esses produtos você pode (e deve) continuar utilizando. Eles são passos simples e rápidos que servem para cuidar da sua pele do rosto e te dar uma aparência de mais bem cuidado.

A nossa dicas de produtos bacanas para isso é o Gel de Limpeza Facial Isotonic Face Scrub Dr Jones e o Hidratante Facial Urban Detox Cia da Barba. Esses dois produtos foram desenvolvidos especialmente para a pele do homem e são referências em marcas de produto cosmético masculino.

Você pode saber mais sobre eles clicando nos links, mas você poderá utilizar qualquer produto que você deseje ou que seu(a) barbeiro(a) indicar. O importante é cuidar da sua pele nestes primeiros dias.

Perto do terceiro dia é normal as mulheres reclamarem quando for dar oi para elas com um beijo. Seu rosto ficará tão macio quando um porco-espinho. Foque! No final dessa semana isso provavelmente vai ter passado. Aguente.

# SEMANA 2 – Se conheçam melhor

Essa semana será de observação. Você começará a ter noção de como sua barba responde ao crescimento, quais locais crescem mais, se há falhas e etc.

De qualquer forma, deixar crescer ainda é o foco. Resista cortar, aparar ou dar uma ajeitadinha com a tesoura ou o aparelho de barbear. Deixe primeiro ela crescer livremente e sem repressão. Dê essa chance a vocês. Deixe vocês se conhecerem como são (rsrs).

Se você quiser ajudar a sua barba crescer nossa dica é: massagear! Massageie a bochecha, queixo e pescoço. É isso ai, a massagem ativa sua corrente sanguínea e ajudará os nutrientes a chegarem mais facilmente ao bulbo e a raiz do pelo.

Dormir bem e se alimentar também ajudará. Já falamos disso no post Sua barba cresce pouco? A causa pode ser a falta de sono baseado na pesquisa de C. Gottesmann e J. F. Hamon.

O pelo da barba é um pelo bastante grosso e resistente por isso não há muito produto cosmético que ajudará com o crescimento da sua barba pois os produtos cosméticos e tem sua absorção e atividade bastante limitada neste ponto, entretanto os cosméticos poderão ajudar, e muito, a cuidar da sua pele neste momento. Uma alimentação equilibrada, uma boa condição de nutrientes, o controle do estresse e boas noites de sono são sempre muito bem-vindas para sua barba e para sua saúde como um todo.

Os mesmos produtos que você estava utilizando antes ainda são importantes neste estágio.

Vééééio, você tá quase parecendo o Maomé.

Frase dita por aquele amigo que não consegue deixar a barba crescer mas quer te zoar.

 # SEMANA 3 – Aprofunde o relacionamento

Parabéns!!! Você já passou pela parte mais difícil. Neste ponto a coceira já deve ter parado ou melhorado muito.  Provavelmente sua barba já estará a um passo de ser uma barba de respeito. Ela pode estar bem diferente daquelas barbas que você viu e estava esperando, mas logo ela estará.

Neste momento já é interessante utilizar shampoo e hidratante específico para a barba.
Apesar de ser “pelo e pele” a pele do rosto e o pelo da barba tem fisiologia bem diferentes do couro cabeludo e do cabelo. Cada parte exige um cuidado diferente. O sabonete normal, o shampoo de cabelo e o condicionador não serão boas opções.  Pelo contrário, eles poderão dar mais oleosidade, espinha, cravos ou ressecar sua pele do rosto.

O shampoo de barba tem composição, ativos e pH específicos, por isso são os ideias para limpar a sua barba e não agredirão sua pele do rosto. Além disso existem excelentes óleos e hidratantes de barba que servirão para deixá-la macia mais alinhada e com aparência de saudável e bem cuidada.

Existem muitos produtos de qualidade no mercado, mas nossa dica são os abaixo:

Shampoo de Barba Cia da Barba:

Limpa, amacia, nutre e protege a sua barba e pele do rosto em uma só aplicação. Possui pH balanceado, componentes suaves como Aloe Vera, Calêndula e Pró Vitamina B5. Não possui sulfato.

Esse incrível shampoo para barba, não agride a pele de seu rosto devido sua formula balanceada. COMPRE JÁ.

Hidratante de Barba Cia da Barba:

Ideal para alinhar os fios, dar macies dando um leve odor agradável. Rico em vitaminas, agentes condicionantes. É ideal para quem está com a barba mais curta pois o produto pode ser utilizado sem deixar a pele do rosto oleosa. Pode ser utilizado inclusive várias vezes ao dia. Ideal para um visual elegante e sofisticado.

A qualidade que você espera de um hidratante para barba, para ser aplicado em qualquer hora. SAIBA MAIS.

Óleo de Barba Cia da Barba:

O produto é rico em ômegas pois foi formulado com 5 Óleos Vegetais: Argan, Jojoba e Monoi, Macadâmia e Amêndoas. Como os demais óleos, só deve ser utilizado em barbas maiores e apenas nas pontas dos fios pois o óleo é capaz de dar brilho e maciez aos fios, mas não é interessante para ser utilizado próximo a pele para não deixar seu rosto oleoso.

Para sua barba estar sempre nutrida este Óleo da Cia da Barba é essencial. CONHEÇA NO SHOP DA MEN CHESS!

Modelador de Bigode e Barba The Braves com Lúpulo:

Esse produto vai dar aquela ajeitada bacana na sua barba. Com esse modelador você conseguirá deixar os pelos no lugar certo e alinhados. O produto contém Lúpulo e odor agradável. Pode ser utilizado também no cabelo. Ao contrário do que você pode pensar esse produto ajudará qualquer um a ter uma barba de respeito e não tem nada a ver com os modeladores que o Isaiah Webb utiliza pois ele não deixa sua barba dura.

Com esta versátil pomada você mantém seu bigode com o desenho desejado e de quebra ajusta seu cabelo. COMPRE JÁ.

# SEMANA 4 – Hora de partir para o abraço

Esse é o primeiro grande passo para conquistar sua merecida barba de respeito. Chegar até aqui não é para todos.
A coceira já deve ter desaparecido, as falhas já não devem ser um problema tão visível e finalmente você poderá escolher um modelo que combine com seu rosto.

O bacana da barba é que você poderá dar novos formatos para seu rosto. Por exemplo, se você tem o rosto mais arredondado poderá cortar estilo fade onde os pelos perto da bochecha ficam mais curtos e os do queixo mais longos, desta forma seu rosto parecerá mais fino e alongado. Se seu rosto for muito fino você poderá deixar a barba mais volumosa e assim terá aparência de rosto mais forte. Enfim, seja o que for, sua barba estará lá para você.

Para te ajudar a escolher o formato ideal separamos algumas fotos e estilo. Veja qual pode ser uma boa opção para seu formato de rosto, estilo de vida e personalidade.

Ah, é importante lembrar que você não precisa fazer isso sozinho. Há muitas barbearias especializadas e poderão te ajudar a escolher o melhor modelo para você.

Vale lembrar que você poderá ir moldando o seu estilo com o passar o tempo. É interessante experimentar mais de um modelo para encontrar o que mais se adapta ao seu momento.

O(a) seu(a) barbeiro(a) será muito importante para te dar uma melhor visão de como sua barba irá ficar, mas você também poderá cuidar da sua barba em casa para mante-la mais arrumada e de tempos em tempos ir no profissional para dar ajeitada. Seu bolso irá agradecer.

Vale a pena investir em alguns produtos coringas que facilitarão sua vida no dia a dia. Uma barba bem cuidada pode lhe dar uma aparência muito elegante, mas se ela estiver mal cuidada pode dar um visual de desleixo.

Modelos de barba para inspirar

Segue alguns modelos interessante que podem servir para você, porém vai depender do seu estilo:

 

Barba estilo Lenhador: Esta barba é o sonho dos homens, ok, de quase todos eles, é um dos modelos de barba bastante cheia e que demanda de um bom trabalho e cuidado.
Barba com Bigode: Companheiro de muitos homens, é uma peça chave. na barba. Também é encontrado sem barba, porém mais nos senhores que desejam passar uma seriedade. A dica é usar uma boa cera, que fará com que possa modelar bem o seu bigode.
Barba estilo Cavanhaque: Um dos designs de barba mais utilizado, que tem infinitas variações.
Barba estilo Ducktail: Uma barba que tem um recurso interessante para alongar seu rosto. Ela é cheia como uma barba rústica, porém com design e controle. Você ficara muito moderno com este corte.

Independente do modelo de barba que você escolher ela terá que ser bem desenhada no rosto e pescoço. Para diminuir a frequência de ter que ajeitar essas partes muitos homens estão procurando fazer depilação a laser ou luz pulsada para diminuir os pelos nos locais indesejados e assim diminuir o trabalho. É uma ótima opção.

Há muitos locais que fazem esse tipo de depilação, mas procure sempre pesquisar sobre os profissionais, a técnica, e buscar recomendações.

Nós da MEN CHESS desejamos que você alcance seus objetivos e queremos sempre ajudar, por isso te daremos alguns incentivos ;). Daremos desconto de 10% no site menchess.com.br em produtos para a barba. Use o código POSTBARBA no carrinho de compras para o desconto nos produtos.

#AchieveYourGoals e conte conosco.

O que achou das dicas? Se você já passou por esse processo, nos conte como foi.

Ah, esse post também serve para dar aquela indireta na namorada ou amigo. Marca ele pra ele poder ler essa matéria e ter uma ajudinha 😉

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer