Sua barba cresce pouco? A causa pode ser a falta de sono.

Dá pra acreditar que a privação do sono afeta inclusive o crescimento de sua barba? Poucas horas de sono ou as noites mal dormidas são um risco à saúde e podem afetar sua aparência mais do que você imagina.

Sabe-se que a privação do sono está relacionada a diversas alterações endócrinas, metabólicas, físicas, cognitivas, neurais que pode levar a problemas de saúde como hipertensão, doença do coração, diabetes, alteração psicológicas, baixo rendimento imunológico e deficit de atenção, memória e raciocínio.

Muitos sofrem de privação de sono seja devido ao trabalho, quantidade de atividade ou a insônia. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2016, a insônia sozinha afeta 40% dos brasileiros.

Além dos problemas de saúde a insônia pode afetar também na sua aparência e não é só devido ao aparecimento das “famosas” olheiras.

Um estudo feito pelos pesquisadores C. Gottesmann e J. F. Hamon mostrou que até o crescimento da barba é afetado pelo sono. Isso mesmo. O estudo privou homens de dormirem por 48 horas e houve redução em 19% na velocidade de crescimento. A dupla de pesquisadores, que já tinham conduzidos estudos relacionando à saúde dos homens com a privação do sono, relacionou o resultado a perturbação hormonal causado pela diminuição do hormônio do crescimento.

A falta de sono também pode influenciar em outros aspectos da sua aparência:

  • O sono está associado a alterações hormonais que controlam a fome causando aumento de apetite e consequentemente aumento de peso;
  • Afeta o rendimento das atividades físicas;
  • Está ligado à regeneração dos tecidos, como consequência afeta músculos e pele;
  • O estresse, fator ligado à calvície, também pode ser potencializado pela falta de sono.

Dormir mal é um terrível inimigo da saúde e, consequentemente, da sua beleza.

Para melhorar a qualidade do seu sono algumas dicas são:

  • Diminua a frequência do uso de aparelhos eletrônicos e de atividades físicas perto da hora de dormir.
  • Limite a quantidade de cafeína.
  • Tome um banho morno antes de dormir. Isso ajudará a relaxar.
  • Atividades sexuais também são relaxantes e podem ajudar a dormir melhor.

Quer mais dicas para cuidar da sua aparência e da sua barba? Veja aqui dicas para um barbear profissional em casa.

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